terça-feira, 21 de julho de 2015

O QUE É O TAL BÓSON DE HIGGS E POR QUÊ ELE É TÃO IMPORTANTE ASSIM?

O QUE É O TAL BÓSON DE HIGGS E POR QUÊ ELE É TÃO IMPORTANTE ASSIM?

Uma explicação, já não exatamente infantil mas adequada pra quem fez colegial e viu todas as notícias que andaram rolando sobre o tal Bóson de Higgs...

Vamos lá... A idéia básica de como funciona o mundo (tirando a gravidade) está contida em algo chamado de "Modelo Padrão"; conforme ele, tudo no universo (os prótons e nêutrons, por exemplo) é composto por combinações de 12 partículas elementares e suas antipartículas (que são partículas idênticas, só quem os sinais trocados, e formam a tal "antimatéria", que vale um post depois!).
Além delas, existem umas coisas chamadas "bósons de gauge" (ou de calibre... não me pergunte o porquê do nome, alguém foi criativo demais aqui!), que são os mediadores (ou responsáveis) pelas interações entre eles. O problema é que, usando tudo o que se sabia na primeira versão da coisa, não havia como explicar um detalhe: DE ONDE VEM A MASSA?

Aí veio um grupo de teóricos, chefiados pelo tal Higgs, que disse que teria que existir mais um bóson, muito mais energético que os outros, que interagiria com todo mundo gerando a tal massa. O problema era que o bicho era tão energético que não existia laboratório no mundo que pudesse medir...

Aí, meio que especialmente pra achar o Bóson de Higgs, fizeram um superacelerador na Europa chamado LHC (Large Hadron Collider) e, depois de analisar um monte de dados, os responsáveis disseram que acharam um bóson bem na faixa de energia prevista!

Com isso, dá pra se dizer que nosso "modelo de quase tudo" está certinho, ou seja, que a gente está no caminho certo pra entender como esse tal de universo funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário